Notícias

O Instituto Rui Barbosa (IRB) realiza hoje e amanhã (18 e 19) a segunda edição do Fórum Nacional de Auditoria na região Norte, em Belém (PA). Na abertura do encontro, o presidente do IRB, conselheiro Ivan Lelis Bonilha, enfatizou a importância de que os Tribunais de Contas estejam em dia com suas práticas técnicas, sendo que um trabalho de auditoria de qualidade traz impactos diretos à reputação dos Tribunais. “Pelo IRB, temos estabelecido uma rotina de integração completa com nossas associações corporativas. Há um regime de confiança em nossas instituições e entendo que esse é o caminho. No momento em…
Desde os idos doa anos 2000, com o Programa de Modernização do Controle Externo (PROMOEX), os Tribunais avançam na integração. De lá para cá, desenvolveram-se diversas iniciativas, tais como capacitação dos servidores, implantação de normas internacionais de auditoria do setor público (que inclui as publicações das NBASPs, criação de indicadores de gestão (que inclui o IEGM e IEGE, saiba mais aqui) e auditorias coordenadas. Neste período foram realizadas 18 auditorias coordenadas entre os Tribunais de Contas, as quais contribuíram para o melhoramento dos procedimentos internos dos TCs, dos papeis de trabalho, da capacitação das pessoas, dentre outros fatores positivos. Mas,…
Na foto, estão: Luiz Alberto Sandoval Navas (Controladoria Geral da Colômbia), Patricia Saboya Gomes (TCE-CE), Wanderley D´Ávila (TCE-MG), Antonio Arias Rodrigues (Sindicatura de Contas do Principado de Astúrias), presidente do IRB, Conselheiro Ivan Lelis Bonilha, e Antonio Carlos Flores de Moraes (TCM-RJ) A corrupção é um fenômeno complexo e internacional, cuja magnitude e efeitos sobre a economia exige um tratamento multidisciplinar. Os palestrantes do III Congresso Internacional no Combate à Corrupção e Controle Público, do qual participaram o IRB, Atricon e demais membros dos Tribunais, contribuíram com experiências dos diferentes sistemas jurídicos, procedentes de um enfoque institucional (órgãos judiciais e…
Na foto (esq p dir), estão: Vice-Presidente do TCE-PB, Conselheiro Antonio Nominando Diniz Filho; Conselheiro do TCE-MG e Vice-Presidente de Relações Institucionais do IRB, Sebastião Helvécio; Presidente do IRB, Conselheiro Ivan Lelis Bonilha; Presidente do Tribunal de Contas de Portugal, Vitor Caldeira; Presidente eleito do TCE-MG para o biênio 2019-2020, Conselheiro Wanderley D'Ávila; Conselheira do TCE-CE, Patrícia Saboya Gomes; e o Presidente do TCE-CE e Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes. O Instituto Rui Barbosa (IRB) participa até o dia 16 de fevereiro em Coimbra, do III Congresso Internacional no Combate à Corrupção e Controle…
O Instituto Rui Barbosa (IRB) participou no último dia 8 de fevereiro de encontro na Espanha para conhecer o trabalho realizado em outros Tribunais. Na foto (esq. para direita), estão o presidente do IRB, conselheiro Ivan Lelis Bonilha, a conselheira do Tribunal de Contas de Madri, e o conselheiro Sebastião Helvécio (TCE-MG), vice-presidente de Relações Institucionais do IRB.

A CR-IRB (Central de Relacionamento do Instituto Rui Barbosa),

Acessar agora

é uma importante ferramenta de tecnologia desenvolvida com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento aos associados, parceiros e cidadãos, possibilitando a demanda de serviços via internet com a geração de uma solicitação online.