25/04/2012

Assinado Termo de Cooperação Técnica entre IRB, ATRICON e CFC

ASCOM/IRB 

O Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação dos membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), assinaram na manhã desta quinta-feira, 19, em Brasília – DF, um termo de cooperação técnica com o objetivo de fortalecer a aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade e incentivar o processo de convergência entre as Normas de Auditoria Governamental (NAGs) e as Normas Internacionais de Auditoria da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores - INTOSAI (ISSAIs).

Participaram da solenidade de assinatura, o presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Severiano Costandrade; o presidente do CFC, contador Juarez Domingues Carneiro; a vice-presidente do CFC, Maria Clara Bugarim; a presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal e 1ª Secretária do IRB, conselheira Marli Vinhadeli; o Secretário de Controle Externo do TC/DF, Genédio Jorge e o coordenador do Grupo de Normas de Auditoria Governamental (GNA/PROMOEX), auditor substituto de conselheiro Inaldo Araújo.

Após a oficialização da mesa, o presidente do CFC concedeu a palavra à vice-presidente, Maria Clara Bugarim, que destacou a importância de articulações voltadas ao fortalecimento das auditorias, ressaltando a participação e a presença do auditor substituto de conselheiro Inaldo Araújo. Na sequência, a presidente do TC/DF, Marli Vinhadeli disse que a “área merece esse olhar que está tendo agora”, se colocando à disposição para dar apoio às ações do convênio. O presidente do IRB, ressaltou que esse “é um momento histórico”, complementando que “a palavra de ordem é convergência. Só com uma contabilidade moderna e transparente conseguiremos reforçar o fortalecimento dos controles externo, interno e social. Quem ganha com nossa parceria é a sociedade, pois desenvolveremos melhor nosso trabalho de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos.” O presidente do CFC encerrou os pronunciamentos, com o destaque para a importância do convênio e para as ações que o conselho está desenvolvendo, como por exemplo, a orientação às instituições do terceiro setor no momento da elaboração de suas prestações de contas.

Convênio

Na prática, a cooperação consistirá, além do intercâmbio de informações e métodos, no apoio às ações para desenvolver a auditoria governamental no Brasil, realização de cursos de formação e capacitação, divulgação das ações das duas instituições, elaboração e disseminação de publicações relacionadas às Normas de Auditoria Governamental, entre outras.

Conselho Federal

O Conselho Federal de Contabilidade tem sede em Brasília e é o órgão que representa os profissionais da contabilidade no âmbito nacional. É integrado por um representante de cada estado e mais o distrito federal, no total são 27 conselheiros efetivos e o mesmo número de suplentes. Entre suas finalidades estão a função de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal; decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, além de regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional. (com informações do site do CFC – www.cfc.org.br)

Instituto Rui Barbosa

Aprimorar as atividades exercidas nos Tribunais de Contas do país. Este é o foco do Instituto Rui Barbosa. O IRB é uma associação civil de estudos e pesquisas responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates. Também cabe ao Instituto investigar a organização e os métodos e procedimentos de controles externo e interno para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos Tribunais de Contas do Brasil. Ainda é papel do IRB manter intercâmbio com especialistas nas matérias de interesse das Cortes de Contas e celebrar convênios com instituições nacionais e estrangeiras.

Tags: ATRICON, CFC, IRB
© Copyright 2011 - Instituto Rui Barbosa - Todos os direitos reservados.